Em seu segundo longa metragem como diretor, Selton Mello nos apresenta a história de Benjamin, o palhaço Pangaré do Circo Esperança. Indo além da conhecida dualidade entre o palhaço feliz no picadeiro e triste na vida, o filme emociona ao mostrar a trajetória de um rapaz em busca de sua identidade: literalmente, uma vez que o personagem possui apenas sua antiga e amassada certidão de nasciemnto; e filosoficamente, pois tem dúvidas quanto a sua vocação circense.
A relação do artista com seu pai, também palhaço, é distante; a interação entre eles parece ocorrer apenas durante os espetáculos. A proximidade que Benjamin manifesta com os demais integrantes da trupe supera as questões práticas dos acertos salariais e indumentárias para as apresentações, ela se desenvolve como em uma verdadeira família.
A veia cômica do filme, que ao contrário da sugestão do título não se trata de um humorístico, está na estranha obstinação de Benjamin em adquirir um ventilador (desejo que chega a provocar alucinações) e nas brilhantes participações especiais de consagrados nomes do humor nacional, como Moacyr Franco, Tonico Pereira e Jorge Loredo. Uma comédia inocente e lúdica como não víamos há tempos por aqui!
Obviamente, não pretendo revelar o final do filme, prefiro que os interessados descubram sozinhos; porém, não atrapalharei se disser que Benjamin encontra suas identidades, afinal "o gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou palhaço".
Ficha técnica
(O Palhaço) Brasil , 2011 - 88 minutos Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicato
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela, Giselle Motta, Teuda Bara, Moacyr Franco, Tony Tonelada, Tonico Pereira, Danton Mello, Ferrugem
Filme muito bonito!
ResponderExcluirNamorar com vc me fez virar um coração mole!
adorei ver esse filme com vc!
Amo vc minha palhacinha!rrsrsr
Tô doida pra assistir!!!
ResponderExcluirPretendo assistir ainda essa semana! Este e o "A Pele que Habito" do Almodóvar... :)
ResponderExcluir