A Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, recebeu ontem o Seminário História da moda: perspectivas brasileiras, mostrando trabalhos sobre a relação da Moda com a memória, os museus e a imprensa. Dentre diversas apresentações, a que mais me agradou, tanto pela temática quanto pela condução de seu desenrolar, foi a de Rosane Feijão - mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e professora de História da Moda. A pesquisadora abordou as transformações urbanas ocorridas no início do século XX no Rio de Janeiro e seus reflexos na vida íntima dos habitantes da cidade, sobretudo no comportamento e no vestuário.
Tendo como fontes as revistas da época (Fon Fon, Careta, O Mês, O Malho e Rua do Ouvidor) e algumas do final do Oitocentos, para melhor observação e contextualização de tais mudanças (Brasil Elegante), a professora ofereceu um interessante "resumo" de seu livro, "Moda e Modernidade na belle époque carioca". Através de imagens fotográficas e charges, cenário e atmosfera da cidade que se pretendia a Paris dos trópicos foram elucidados em uma palestra leve e construtiva.
Vista da mesa de apresentações |
Charge em O Malho de 31.03.1906 |
Livro de Rosane Feijão pela Editora Estação das Letras e Cores |
Ao término do seminário, foi inaugurada a exposição Modos de Vestir na belle époque carioca, com roupas e acessórios espalhados pelos cômodos da casa do "Águia de Haia". Para os amantes da História e da Moda, foi uma válida experiência.
*Fotos de Kássia Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você, o que tem a dizer? Sinta-se à vontade!