quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Moda e História: uma dupla que combina

A Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, recebeu ontem o Seminário História da moda: perspectivas brasileiras, mostrando trabalhos sobre a relação da Moda com a memória, os museus e a imprensa. Dentre diversas apresentações, a que mais me agradou, tanto pela temática quanto pela condução de seu desenrolar, foi a de Rosane Feijão - mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e professora de História da Moda. A pesquisadora abordou as transformações urbanas ocorridas no início do século XX no Rio de Janeiro e seus reflexos na vida íntima dos habitantes da cidade, sobretudo no comportamento e no vestuário.

Tendo como fontes as revistas da época (Fon Fon, Careta, O Mês, O Malho e Rua do Ouvidor) e algumas do final do Oitocentos, para melhor observação e contextualização de tais mudanças (Brasil Elegante), a professora ofereceu um interessante "resumo" de seu livro, "Moda e Modernidade na belle époque carioca". Através de imagens fotográficas e charges, cenário e atmosfera da cidade que se pretendia a Paris dos trópicos foram elucidados em uma palestra leve e construtiva.


Vista da mesa de apresentações
Charge em O Malho de 31.03.1906

Livro de Rosane Feijão pela Editora Estação das Letras e Cores

Ao término do seminário, foi inaugurada a exposição Modos de Vestir na belle époque carioca, com roupas e acessórios espalhados pelos cômodos da casa do "Águia de Haia".  Para os amantes da História e da Moda, foi uma válida experiência.

*Fotos de Kássia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que tem a dizer? Sinta-se à vontade!