quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem é você?

Dia desses, filosofando sobre “a vida, o Universo e tudo mais”, cheguei à triste conclusão de que se gasta muita energia sendo você mesmo; logo, talvez fingir ser alguém diferente valha mais à pena. Será?

Ser você mesmo implica agir de acordo com princípios e crenças próprios, sustentar seus posicionamentos e tentar, ao máximo, garantir a coerência entre pensamentos e atitudes. Características que, convenhamos, não são simples de administrar. Por outro lado, fingir geralmente facilita a interação em qualquer situação, atraindo para si a atenção e o carinho das pessoas.
Acredito que todos nós possuímos diferentes facetas dentro de nós, como “mini-personalidades” que, juntas, constituem quem somos de fato; afinal, não nos comportamos da mesma maneira em casa, no trabalho, na escola/faculdade. Cada ambiente, bem como cada grupo social, demanda uma postura específica. No entanto, a postura que assumimos em cada um desses casos não difere drasticamente (pelo menos não deveria) da nossa essência.
Meu questionamento surgiu a partir de minha própria experiência: nunca consegui atuar na vida real. Ser eu mesma, cheia de defeitos e qualidades, sempre me foi motivo de orgulho. Aprendi que sorrisos e abraços devem ser sinceros; que àqueles com quem não nos identificamos, oferecemos educação; dos que nos desrespeitaram, esquecemos; sobre o que não conhecemos, perguntamos; se erramos, pedimos desculpas; e que mudar de ideia não é pecado.  Ainda que com certa dificuldade, geralmente funciona.

Um comentário:

  1. Sempre gostei dessa forma de pensar...
    Multi-personalidades.
    creio que isso defina de forma mais sincera os humanos.
    Somos muitos pq somos rodeados de muitas coisas e tentamos nos encaixar e adaptar a tudo.
    Acho que no fim, toda essa busca que temos em descobrir quem somos se resumi a tentar achar uma unidade nisso tudo.
    Já que e muito dificil se sentir completo e unico se temos tantos espaços para preencher...
    Familia, trabalho, namoro, casamento.

    No fim, ficamos nós e nossas tentativas!
    A unica forma de tentar colocar isso pra funcionar e sendo sincero com sua propria pessoa!
    seja ela uma so, ou muitas!

    Falei demais!
    Beijo e Amo!

    LEone Barros...

    Obs.: Quartas feiras filosoficas?rs

    ResponderExcluir

E você, o que tem a dizer? Sinta-se à vontade!