quinta-feira, 7 de julho de 2011

Moda de que?

moda sf. 1. Uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo e segundo o gosto, o meio social ou a região. 2. Uso passageiro que regula a forma de vestir, etc. 3. Maneira, modo. 4. Modinha.

Talvez “moda” seja apenas mais uma entre as palavras que compõem o dicionário e seu significado esteja correto e sem necessidade de atualização; afinal, de fato, ela se modifica com o transcorrer dos anos e sua aceitação difere de acordo com as preferências pessoais, o status e a naturalidade de cada indivíduo.

Ainda assim, atrevo-me a sugerir uma alteração, um adendo, pois acredito que a definição de “uso passageiro que regula a forma de vestir” seja vaga, e provavelmente incompleta, nos dias de hoje. Tanto quanto a música, a pintura, a dança ou qualquer outra arte, a moda é um instrumento através do qual podemos nos expressar; por meio dela, conseguimos transmitir mensagens, revelar traços de personalidade, encantar ou chocar.

Muito além do bonito e do feio, da tendência e do cafona, a moda é capaz de ensinar sobre a história de uma época e seus costumes – por trás de uma calça jeans, há bem mais que lavagens e modelagens, existem marinheiros italianos e garimpeiros norte-americanos. Com isso, não pretendo glorificar a moda e negar seus defeitos, como a noção deturpada de democratização e o apelo ao consumo desenfreado; mas sim lembrar suas origens e ressaltar sua importância como um aspecto fundamental para a compreensão do homem moderno.

Diante disso, sou levada a questionar: Que lugar a moda ocupa na sua vida? Você se veste como realmente gosta ou somente para obedecer às tendências? E se você procura por elas, faz por prazer ou obrigação?

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso!
    Mas hoje, uso roupas ( vou falar roupas pq n sei nada de moda!) que tenho que usar pelo trabalho e tudo mais!
    Acabei me acostumando.
    mas e impressionante como o que vc veste define como outras pessoas vão te tratar...
    eu que mudei de roupas de super heroi para social + gravata pude notar isso de forma absurda!

    gostei do post e faleu pra caramba!rsrrssr

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ver as coisas por outros ângulos, e por isso gostei do seu texto!
    Olha que nem sou fã de moda, não sigo, não uso, não acompanho, até mesmo por causa do meu biotipo que é bem "singular", então a moda só me desperta atenção qdo é algo "utilizável" realmente por mim ou qdo traz delicadeza e/ou mto glamour, aí fica aquela coisa meio "adoração" quase como na época da infância em que o símbolo de beleza era a Barbie com sua cintura e suas roupas lindas!!!
    Mas é interessante qdo a coisa deixa de se limitar ao seu uso dela ou não, e se torna algo maior diante dos seus olhos, como vc mostrou um pouquinho no seu texto!!!
    Moda é mais que magrelas, e disso eu gosto bastante!! :)

    ResponderExcluir

E você, o que tem a dizer? Sinta-se à vontade!